sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Mottainai

MOTTAINAI

"Desde a minha infância conheço a palavra mottainai em japonês como desperdício, uma palavra negativa. Mas mottainai é uma palavra positiva e o mais perto que chegaríamos é "tem valor e que pena que tenho que jogar fora sem usar todo o seu potencial".
Na verdade é um conceito: evitar o disperdício por respeito à natureza e ao próximo (esse conceito vem do budismo). Não existe tradução exata para outra línguas.
Pois bem, corre na internet que a Ministra japonesa do Meio-Ambiente, Yuriko Koike, lançou uma campanha, o Mottainai Furoshiki, para estimular o reuso de objetos e das coisas que consumimos. O símbolo é o furoshiki, um lenço ou quadrado de tecido usado pelos japoneses há séculos para embrulhar coisas, e que permite seu uso diversas vezes (quantas vezes durar o tecido).
A idéia que quero passar é: quando presentear alguém, embrulhar em um lenço grande reutilizável e junto entregar um bilhete para que o (a) presenteado (a) entenda como funciona. A pessoa que recebeu o presente pode reutilizar o lenço, passando para frente. Só não gostarão da idéia os fabricantes de embalagens para presente.
Fonte: Maria (Aprendendo a Bordar)
Agora é moda falar de respeito à natureza, reutilizar e reciclar... "

Um comentário:

Na Cozinha da Carina disse...

oie
indiquei vc para um prêmio de blogs
passa no meu blog e da uma olhadinha
www.pontocruzdacarina.com.br
abraços